sexta-feira, 29 de março de 2013

:: DESAFIO 2013 :: MONTANDO A SELEÇÃO

Passo 1: Montando a Seleção






Em tempos de fast-fashion e aceleração do consumo, quem é que não se pega com o armário abarrotado, sem espaço nem para enxergar o que tem dentro? Todo mundo que eu conheço usa quase sempre as mesmas roupas, que ficam mais à vista, e têm aquelas que ficam escondidas e esquecidas num fundo de gaveta ou na parte de trás do armário. Se identificou?

Pode ser que você esteja guardando lixo ou, ainda, que existam tesouros enterrados em seu próprio território. A única maneira de saber vai ser olhando; portanto, experimente TUDO que você tem no guarda-roupa.

Para facilitar a organização do que vai permanecer depois da “limpa”, já comece separando por modelo. Casacos, blusas, camisetas, regatas; vestidos, calças, saias, bermudas e shorts; sapatos, acessórios e roupas de baixo. Experimente peça por peça e divida estas em pilhas, conforme a destinação.

- O que fica

- O que pode ser vendido

- O que deve ser doado

- O que precisa de um conserto

- O que pode ser usado como base para um ‘Faça Você Mesmo’ (somente no caso de você ter interesse/talento para esse tipo de projeto)



Para classificar, tenha em mente perguntas como:

- Quando foi a última vez que usei essa peça?

- Ela me veste perfeitamente ou precisa de um ajuste? Esse ajuste é pequeno ou grande?

- Está em ótima condição de uso?

- Esta tendência já passou?

- A peça faz eu me sentir atraente e/ou interessante?

Vai ser preciso estar munida de um sentimento forte de desapego para fazer essa seleção da melhor maneira, por isso se prepare psicologicamente. Não vale a pena ocupar espaço com roupas das quais você nem se lembra ou que você não conseguiu colocar em uso nos últimos seis meses. Aquelas peças que você ama, mas que já foram usadas vezes demais também devem sair. Anote na lista de compras e pense que logo mais elas poderão ter substitutas, muito melhores. Nem pense em desculpas do tipo “vou emagrecer” (se você realmente emagrecer, faça ajustes nas suas roupas e depois vá ao shopping e se dê alguma nova de presente).

Dê continuidade ao movimento. As peças a serem ajustadas devem seguir para a costureira; nada de enfiar em algum canto até aquele famoso “algum dia”. As peças que você pensa poder vender devem ser levadas à loja de roupas usadas ou anunciadas. As doações devem ser entregues a quem você achar melhor. Tudo o mais rápido possível, para não correr o risco de voltar e se misturar com o que tinha sido selecionado. Durante o processo, é um pouco chato, mas depois sobra uma sensação de limpeza e a certeza de que você podia estar vivendo sem esses excessos há muito tempo.

Um comentário:

  1. Pretty nice post. I simply stumbled upon your blog and wished to say that I've really enjoyed surfing around your weblog posts. In any case I'll be subscribing to your feed and I hope you write again very soon!


    my web site; make money from home online

    ResponderExcluir