quarta-feira, 3 de abril de 2013

:: DESAFIO 2013 :: DESCOBRINDO SUAS CORES

Passo 5: Descobrindo suas Cores
Esse post faz parte do Desafio 2013 - Rehab do Guarda-Roupa


Analisar suas características e descobrir suas cores pessoais certas vai fazer você parecer mais saudável, jovem, magra e radiante; elas também a farão se SENTIR assim. As cores erradas podem fazer você parecer mais velha, mais pesada, e até doente. Elas geralmente fazem com que as pessoas enxerguem suas roupas antes de te enxergar. Isso porque nossas cores pessoais são complementares à nossa própria coloração.

Quem desenvolveu essa teoria foi Johannes Itten, colorista e artista influente da primeira fase de escola Bauhaus, ao observar que seus alunos tinham a tendência de preferir cores que “combinavam” com seus tons de pele e cabelo. Não vou discorrer na teoria, que pode complicar demais essa etapa, mas só para você começar a entender, foi baseado nesse estudo que a indústria cosmética começou a classificar as peles entre ‘frias’ e ‘quentes’ (quem já teve que escolher base na MAC já foi iniciada nessa aulinha).




Tradicionalmente, essas teorias dividem as cores em 4 tipos: Verão, Inverno, Primavera e Outono; por cada uma das estações nos fazer lembrar qual o espectro de cores que apresenta. As teorias mais novas já admitem uma mescla entre as colorações, o que faz muito sentido especialmente num país miscigenado como o nosso. Eu mesma, sou resultado de uma mistura que poderia dar alguma confusão, se fôssemos seguir uma tabela muito rígida.

Escrevi tempos atrás sobre os efeitos das cores e os impactos que tons escuros, claros, quentes e frios causam nas pessoas. Mas, ficou faltando falar de cores pessoais e como descobrir qual paleta de cores funciona melhor para cada coloração. Assim, montei um quadro com fotos obtidas nesse perfil do Pinterest que pode ajudar bastante (explore os boards) qualquer pessoa leiga a se identificar, mas encorajo quem se interessar mais pelo assunto a fazer um estudo mais detalhado de colorismo. A Oficina de estilo vai dar um curso esse mês, ótimo!








Para justificar o esforço, pense nos motivos que eu listei lá no começo, aliados à facilidade de combinar peças que pertençam à mesma paleta de cores. Para fugir do preto com branco, marinho com bege e etc., nada como ter um armário cheio de tons harmônicos. Você acaba economizando porque, no final, ao invés de sentir necessidade de comprar novos itens vai se sentir mais segura em fazer combinações que, além de tudo, são muito mais interessantes.

Um comentário:

  1. Ouvi falar sobre o colorismo no final do ano passado, mas agora que me interessei mais.
    Pesquisando pelo Google, caí no seu blog e amei!
    Essas imagens com as cores dos olhos, da pele e do cabelo facilitam muito. E ainda dá pra descobrir não só a estação, mas a categoria dentro dela!
    Obrigada por compartilhar o que sabe.
    Gostei muito do seu blog e já favoritei.

    ResponderExcluir