segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O MELHOR SITE DE ESTILO PROS MOÇOS



Dois meninos, de apenas 22 anos cada, são fundadores do melhor site de estilo especialmente voltado para o público masculino que eu já vi, o Street Etiquette.

Apesar de muito jovens (o site foi criado em 2008), Joshua Kissi and Travis Gumbs se tornaram famosos não só pela imagem forte e própria de moda que apresentam, mas pelo embasamento histórico e porque não dizer, ideológico, usado para criá-la.

Os dois foram criados no Bronx, onde frequentaram juntos o colegial, e não pretendem abandonar as origens pelo "mundinho da moda". "Sendo da periferia, sabemos que temos uma responsabilidade e, definitivamente, não a subestimamos." reflete Kissi. "Nós sabemos que devemos formular um certo tipo de imagem para a juventude - é aí que estilo e caráter se unem."

Eu fui conhecer o blog através de uma matéria no NY Times, de agosto desse ano. Antes mesmo de acessá-lo me chamou a atenção a atitude demonstrada nas respostas da entrevista, de querer mudar o imaginário dos jovens negros que até muito pouco tempo só tinham um tipo de referência de moda: uma estética caricata de hip-hop que incluía roupas largas e tênis esportivos.


O artigo é todo bom e eu recomendo muito ler, porque eu não pretendo reproduzi-lo aqui na íntegra. Apesar de nós termos uma comunidade negra bem diferente da americana aqui, a discussão em torno desse tema especificamente vale para refletir sobre o guarda-roupa masculino do brasileiro em geral, pouco ousado e pobre de referências boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário