quinta-feira, 27 de junho de 2013

:: NA COZINHA :: BAIXA GASTRONOMIA

Já escrevi aqui algumas vezes sobre a supervalorização da alta gastronomia e como as pessoas estão cada vez mais chatas quando o assunto é comida. Um restaurante não é bom, se não oferece uma harmonização do prato mais caro com o vinho mais sofisticado.

No meio de tanta frescura, o jornalista e colunista André Barcinski publicou ano passado o livro “O Guia da Culinária Ogra”. Ele listou 195 restaurantes de São Paulo que oferecem uma comida honesta, gostosa em pratos muito bem servidos. André não deixa de fora lugares como o Bar da Dona Onça, que de simples não tem nada, mas oferece comida brasileira bem feita, como um picadinho com quiabo e farofa. A intenção do guia é enaltecer a gastronomia regional e despretensiosa.

O livro é dividido nas categorias PF e Almoço, Carnes, Pizzarias e Italianos, Japoneses e Coreanos, Chineses, Nordestinos, Árabes e Similares, Lanches e Salgados, Petiscos e Étnicos e Variados. André Barcinski descreve com muito bom humor os pratos e características de cada restaurante e ainda brincou e criou os “10 mandamentos do templo ogro”.

Brincadeiras à parte, para quem gosta de comida boa e restaurantes despretensiosos como eu, o livro é uma ótima aquisição. Vale a leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário