segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MAZE



Maze foi pintada por James Jean, um artista nascido em Taiwan, que estudou e trabalha nos EUA. É de 2008, o mesmo ano em que ele criou o conceito do filme 'Trembled Blossoms' para a Prada. Pelo jeito, ele estava às voltas com mitologia grega, já que no vídeo aparece com destaque a figura do Minotauro, que faz parte da mesma história em que surgiu o labirinto, criado por Dédalus.

Para resumir a história, Dédalus era um inventor que servia ao rei e à rainha de Creta. O rei ordenou a Dédalus que construísse um labirinto para prender o monstro que sua mulher havia parido (o Minotauro) e, para ter certeza de que ninguém pudesse escapar deste labirinto, o rei manda que nele sejam presos ele e seu filho Ícaro. Uma vez lá dentro, pai e filho prisioneiros começam a elaborar um meio de escapar. Visto que este não tinha teto, elaboraram dois pares de asas, construídos com cera de abelha e penas dos pássaros que viviam no labirinto, para fugir. Um pouco antes, o pai adverte o filho: ao sair do labirinto ele irá se deparar com um mundo muito amplo, que lhe parecerá sem limite; porém, terá que se haver com limitações de outra natureza, posto que são ‘invisíveis’. Por exemplo, se voar baixo demais, a umidade fará suas asas se tornarem pesadas; se voar muito alto, o calor do sol derreterá a cera de abelha e em ambos os casos não poderá mais voar. A história tem um fim trágico: Ícaro, ao voar do labirinto, fica deslumbrado com a sua nova liberdade e voa muito alto. Tão alto que o sol derrete a cera das suas asas, e ele cai no mar e submerge. Teseu, que matou o Minotauro e foi o único a descobrir a saída do labirinto (ainda que com a ajuda da amante Ariadne) tem em seu próprio mito a descrição de um ritual de passagem.


 


Presente em diversas culturas, o labirinto - via tortuosa que leva a um centro - remete ao caminho difícil que devemos trilhar em busca de auto-conhecimento, serve como instrumento de meditação. A beleza do labirinto está em seu apelo universal, não vinculado a nenhuma fé ou tradição. Qualquer pessoa pode fazer o caminho e extrair dele sua própria experiência.

'Maze' é uma das minhas obras de arte contemporânea preferidas. Ela mostra uma menina segurando uma roda, que é também um labirinto. A paisagem lembra um jardim, mas é desfocada, meio etérea. No fundo, dá para ver um menino que brinca com uma roda, que é só a circunferência que ele empurra com seu pedaço de pau (nunca brinquei disso e não faço ideia de qual seja o nome dessa brincadeira). A menina olha para baixo, enquanto parece descansar, com um ar de reflexão. Ela usa os cabelos presos e um vestido amarelo, muito bonitinho e limpo. Ela me faz pensar que a tal busca de conhecimento interior pode ser uma brincadeira, bonita e serena, como a pintura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário