sexta-feira, 4 de maio de 2012

SERENDIPITY


Segundo a definição encontrada no Wikipedia:
Serendipidade, também conhecido como Serendipismo, Serendiptismo ou ainda Serendipitia, é um neologismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.
A história da ciência está repleta de casos que podem ser classificados como serendipismo. O conceito original de serendipismo foi muito usado, em sua origem. Nos dias de hoje, é considerado como uma forma especial de criatividade , ou uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo de uma pessoa adulta, que alia perseverança, inteligência e senso de observação.
Mas eu, mesmo sob o risco de passar por pedante, prefiro o termo em inglês, até porque foi como ele surgiu.
No meu caso, funciona assim: olho as abas do navegador, que foram deixadas por explorar no dia anterior. Quase sempre chego à conclusão de que assim ficaram por falta de interesse e não de tempo. Em algumas eu insisto; deixo elas abertas mais algumas horas esperando o interesse vir. Umas eu fecho. Abro outras para dar uma olhada no conteúdo novo dos mesmos sites que eu sempre vejo, os blogs que eu sempre leio.
O do Zeca Camargo eu considero o melhor para quando eu me sinto curiosa e disposta a viajar pela rede sem olhar para o relógio. Ele sempre começa falando de um assunto (um filme, um livro, uma exposição) e vai “puxando” em seu repertório as referências que aquilo fez lembrar, fatos, histórias antigas. Tudo com os respectivos links para outros posts, que te levam para outros ‘n’ posts com ‘n’ novas referências.
Tenho que confessar: morro de inveja do vasto repertório, das viagens que ele já fez e da capacidade de guardar isso na memória. Enfim, Zeca Camargo é muito mais que "O" apresentador do Fantástico e muitas das melhores coisas que eu tenho conhecido, relacionadas à cultura, foram de alguma maneira sugeridas por ele.
Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário