quinta-feira, 26 de abril de 2012

WEAR SUNSCREEN - NOVAS REGRAS DO FDA



Não se preocupe, não tem vídeo com resolução horrível nem voz do Pedro Bial no post. Vou falar das novas regras do FDA (Foods and Drugs Administration- o órgão americano que regula comida, remédios e cosméticos) sobre filtro solares, que devem entrar em vigor tão logo comece o verão lá no hemisfério norte. Não é só porque aqui nós teremos inverno que não nos interessa.

Para contextualizar, é bom saber que muito antigamente, tipo na época que eu tinha 5 anos de idade,  ia à praia e ficava torrando sem nenhum protetor solar (e era OK, acredite), os produtos basicamente tinham proteção contra UVB. Acreditava-se que o UVA era pouco nocivo e, como era responsável pela cor, todo mundo queria mesmo era se expor. Assim, os testes dos produtos se preocupavam sobre a eficácia da proteção contra os raios UVB e o FPS contido nas embalagens dizia respeito a esse tipo de bloqueio.

Outra informação básica, e que nem todo mundo sabe, diz respeito às quantidades de produto a serem aplicadas. Recomenda-se uma colher de chá para aplicação no rosto (fora o pescoço) e um copo desses de shot (não vem me dizer que você não conhece...) para o corpo. Teoricamente, um tubo de 200 ml de filtro solar não deveria durar mais do que 10 aplicações.

Com o avanço da tecnologia e do medo do envelhecimento, sentiu-se a necessidade de uma nova classificação dos produtos que se denominam protetor solar, e o FDA lançou regras para arrumar a bagunça toda. Os pontos cruciais são:

- Os produtos que forem testados tanto para UVA quanto para UVB terão denominação 'broad spectrum' (amplo espectro, em tradução livre), o que garantirá máxima proteção

- Se um produto 'broad spectrum' com fator de proteção solar 15, no mínimo, for utilizado junto a métodos de proteção física, como roupas e sombra, ele não só protege contra queimaduras de sol, mas também contra câncer de pele e envelhecimento precoce, e assim, o fabricante pode atestar tal efeito em sua embalagem

- Não haverá mais denominações como 'bloqueador solar', 'à prova de suor' ou 'à prova d´água'. Serão permitidos 'Resistente à água' (40 minutos) e 'Extra resistente à água' (80 minutos)

- Lembrete de reaplicação há, pelo menos, cada duas horas, especialmente ao nadar ou suar

Além dessas regras, virão instruções mais claras sobre a efetividade de cada forma de protetor solar, como óleo, gel e spray.  Esse último, por exemplo, inspira certo cuidado devido à quantidade que costuma utilizada ser muito menor que a indicada. Por enquanto, no entanto, as instruções quanto ao uso devem ser reforçadas, somente.

Outra preocupação dos profissionais da indústria cosmética e dermatologistas é que se faça mais clara a diferença entre produtos de farmácia e produtos de cuidado com a pele com filtro solar. A diferença básica é que no produto de tratamento específico de pele, a formulação não se resume ao protetor solar em si, mas em produtos que atendam necessidades específicas, como texturas diferentes para diferentes tipos de pele ou agentes anti-oxidantes para o retardo do envelhecimento. De uma maneira geral, são indicados para uma melhor saúde da pele.

Fonte: http://www.dermalinstitute.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário