segunda-feira, 7 de novembro de 2011

COMPRANDO A INTERNET





Coisa boa é que o Brasil está definitivamente na mira dos empresários do mundo todo, o que fica muito visível quando você entra em praticamente qualquer loja online e elas agora entregam por aqui. Nem é muito raro, inclusive, dar de cara com um banner que comunica justamente essa super novidade.


Tem a ver com nosso novo status econômico, de país em desenvolvimento que realmente está se desenvolvendo e sofrendo menos os efeitos da crise, e com os preços indecentes praticados pela nossa indústria que faz o brasileiro procurar opções fora. Nem o imposto segura, para você ver o grau de indecência.


E as opções são mesmo muitas.O e-commerce fora do país é bastante mais desenvolvido e por isso eu me sinto bem segura para comprar. Não só em relação à transmissão de dados segura, por exemplo, mas pela relação de confiança e transparência que estes sites mantêm com seus consumidores. Sites gringos têm grande parte da sua credibilidade devida ao sistema honesto de reviews dos produtos, que por sua vez é devido a um jeito diferente que o consumidor de lá tem de se relacionar com o e-commerce.


Explico. No Brasil, a gente não se dá ao trabalho de falar sobre o produto quando satisfeito, de um modo geral. Aí o que acontece é que quando discutimos sobre o produto, na maioria das vezes, é para reclamar. Quando muito, a marca dá algum tipo de incentivo e a gente vai lá e responde, mas de forma bem sucinta. Aí que se você entra no site para procurar as opiniões de quem já comprou, ou joga o nome do produto/marca em alguma ferramenta de busca, o que volta é geralmente algum link de Reclame Aqui ou... cri cri cri.


Eu, particularmente, perco a vontade de comprar. Ou me proponho a ir ver o tal produto com meus próprios olhos (quando possível), tirar minhas próprias conclusões, já que nenhum amiguinho quis perder 5 minutos para falar da sua experiência de compra.


Fora do Brasil, não. Tem gente que perde um tempão para elogiar uma coisa que  tenha comprado e gostado, seja pelo produto em si, pela experiência de compra, para comparar tamanhos e percepções em geral. Já vi gente que escreve meses depois de ter comprado para falar da durabilidade, da assistência... O mais legal, e que acaba dando mais confiança, é que os sites deixam inclusive os reviews negativos lá, pra quem quiser ler.


Isso posto, acho que a outra característica dos sites que eu mais gosto é a variedade oferecida com um estilo próprio. São sempre várias marcas, mas que têm mesmo público-alvo e faixa de preço. Assim, já dá pra fazer uma pré-seleção de acordo com quanto você está disposto a gastar ou que estilo de roupa você procura.


A Urban Outfitters é a loja na qual eu mais faço compras, desde que não entregava aqui. Tem um estilo meio hippie, meio indie, com peças com muita informação de moda (além dos itens de decoração super legais) e preço acessível. O sale não é daquele tipo que só tem refugo ou tamanho de não-humano, muito digno (eu confesso que é onde eu faço minha primeira busca). As fotos são boas, tem um styling bacana que já serve de inspiração, os reviews são sempre muito relevantes e os produtos relacionados são muito bem filtrados. Tanto que às vezes até parece que estão lendo sua mente, mas eu sei que só se trata de algoritmos extremamente bem estudados. 


Quando eles começaram a entregar no Brasil, tinha uma opção de entrega que era mais cara, mas que deixava o imposto por conta do vendedor. Devem ter tomado um tombo, porque não é mais assim. Agora só 2 opções, com diferença na velocidade de entrega. O imposto fica por conta da sua sorte, e aí é bom você rezar, porque quando eles resolvem cobrar, o valor fica por volta do da própria compra. Eu costumo já fazer a conta levando em consideração o imposto, e mesmo assim, acho que ainda vale passar o cartão de crédito.


Minha segunda preferida, porque também tem coisas baratinhas e tendências frescas de qualidade bem digna, é a ASOS. Eles são da Inglaterra (por isso preste atenção à moeda, você NÃO quer confundir libras com dólares) e vendem tanto multimarcas quanto uma linha própria. Sempre copiam uma it peça que as celebridades estejam usando muito, sua característica mais marcante.


Dos mais bacanudos, o melhor é o Net-a-Porter, que é um case em termos de e-commerce de moda. Tem as melhores marcas, produz editoriais próprios, tem um sistema de classificação por tendência super útil. Enfim, é organizado, bem apresentado e é um pouco mais caro. Meus desejos de consumo geralmente vêm de lá. Muitos suspiros.


O Shopbop  também tem um rol de designers respeitável. Tem o conceito bem parecido com o Net-A-Porter, mas acho que um pouco menos bem executado. Recentemente fiz uma compra no Karmaloop, que reúne umas marcas mais street, mas que eu também acho interessantes.


O post tá ficando muito grande, mas pra resumir, essas são as dicas dos sites que vendem mais de uma marca, que tem uma curadoria interessante e entrega internacional. Se você se interessar por alguma outra marca que não venda nestes, mas que tem loja online, procure pelo 'shipping' no mapa do site para descobrir se entrega por aqui (ou aí), ou não. Outra modalidade que pode ser usada é entregar no próprio país da marca se você tiver alguém viajando para o lugar ou mesmo morando. Nesse caso, é importante checar se eles aceitam cartões de crédito de outros países, antes de fechar a compra toda e se frustar ao descobrir que você não consegue pagar por ela.

Prometo um próximo post só com achadinhos, marcas mais desconhecidas que eu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário