terça-feira, 16 de julho de 2013

EXERCÍCIOS PARA NUNCA TER QUE PARAR DE USAR SALTOS


Lembra que eu escrevi aqui sobre os efeitos dos diferentes tipos de salto no nosso corpo?
Tem remédio. Com um pouco de disciplina é possível minimizar os danos e usar saltos altíssimos durante uma vida toda. Ah, se a SJP tivesse lido isso antes...



O Antídoto

Nossos dois confiáveis especialistas concordam que ​​- bem como outras indulgências deliciosas da vida - os nossos sapatos favoritos podem ser apreciados por toda a vida, mas com moderação. Dr. Novella salienta que nossos pés precisam de tempo para se recuperar da tensão que colocamos sobre eles, o que significa que mudar de sapatos quando você chegar ao seu destino, ou esconder um par de apoio em seu carro pode significar a diferença entre dançar alegremente a noite toda ou estragar um momento especial com dores terríveis. Por outro lado, devemos ter cuidado na transição de um salto alto para um baixo, tomando tempo para esticar as panturrilhas, tornando a troca um pouco mais fácil para os nossos músculos e tendões.

 Parece um monte de trabalho? Bem, mais ou menos. Mas se você quiser usar qualquer par que você gostaria, então, como Wharton adverte, "pense como um atleta." Se condicionar o seu corpo a "se preparar para se vestir", como ele chama, você pode ser capaz de evitar os efeitos negativos a curto e longo prazo. Em outras palavras, temos de tomar a iniciativa de melhorar e preservar a saúde dos nossos pés, para que possamos desfrutar confortavelmente os sapatos que amamos pelos próximos anos. Para dar o primeiro passo, ele propõe uma combinação de exercícios de flexibilidade diários e exercícios semanais de fortalecimento que podem fazer uma enorme diferença, não importa quais sapatos você usa com mais frequência. Claro, se qualquer dor ou desconforto prolongado continuar, certifique-se de consultar o seu médico.

Exercícios de fortalecimento


Levantamento do calcanhar na posição sentada:
Sente-se ereta em uma cadeira, com os pés apoiados no chão. Levante um calcanhar do chão, mantendo a bola do pé plantada e depois, lentamente, vá chegando mais perto do chão. Você pode aumentar a resistência colocando um peso leve em sua coxa. Repita 10 vezes e, em seguida, troque de perna. Complete duas séries, semanalmente. Trabalha o músculo da panturrilha interior que se liga ao tendão de Aquiles.

Levantamento do calcanhar na posição em pé:
Fique em pé com os pés juntos sobre uma superfície plana. Levante os calcanhares, o mais alto possível como uma bailarina, então abaixe até o chão. Repita 10 vezes, por duas séries, semanalmente. Trabalha o músculo da panturrilha todo.
 
Meia e Peso:
Coloque um peso (começar com um quilo, você pode aumentar conforme ganhar força) no fundo de uma meia longa. Sentada, segurar a meia entre o dedão e o segundo dedo do pé, enrolando o restante da meia em torno do arco do pé para prender. Com o peso pendurado, levante lentamente os dedos apontados para o lado de fora do seu corpo, em seguida, balance-os de volta para o centro, apontando para o chão. Balanceos dedos para a direção oposta e retorne para o centro novamente. Realize este balanço em forma de U em 10 repetições, duas vezes por semana. (Este tutorial vídeo pode ajudar,também.) Este exercício de força irá aumentar o apoio no da parte inferior da perna, tanto do lado de dentro como do lado de fora.

 
Exercícios de flexibilidade

Gastrocnêmio: Sente-se no chão com as pernas esticadas na sua frente. Levante os dedos dos pés e comece a flexionar o pé para cima. Alcance os dedos dos pés com as mãos e segure por dois segundos. Repita 10 vezes, diariamente. Isso serve para esticar os músculos da panturrilha.

Sóleo: Na mesma posição sentada, dobre um joelho em direção ao peito em um ângulo de 90 graus, mantendo a outra perna esticada. Flexione o pé da perna dobrada de modo que os dedos estejam apontados para cima e o calcanhar no piso. Pegue o pé com as duas mãos e puxe os dedos dos pés em direção ao peito, tanto quanto possível. Mantenha a posição por dois segundos e repita 10 vezes. Em seguida, alterne as pernas e comece a sequência novamente. Realize diariamente. Alonga os músculos na parte de trás da perna.

Perna reta Isquiotibiais: Deite-se de costas, com uma perna dobrada e o pé no chão. Estique a outra perna e levante-a mais alto possível, formando um ângulo de 90 graus com o chão. Usando o pé que está no ar, pressione o calcanhar em direção ao teto. Sinta o estiramento na parte de trás da perna, e para uma postura mais avançada, levante o tronco para cima e alcance o pé com as mãos, no ar. Uma corda ou banda elástica pode também ser usada para ajudar com este exercício. Mantenha a posição por dois segundos e repita 10 vezes. Em seguida, alternar as pernas e começar a sequência novamente. Realize diariamente. Alonga os músculos na parte de trás da coxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário