terça-feira, 5 de junho de 2012

ENTREVISTA OLIVIER ROUSTEING, BALMAIN

Eu li essa entrevista e resolvi postar traduzida porque é inegável a enorme influência da Balmain na imagem de moda atual. Por mais que tenha gente enjoada e torcendo o nariz, acho que a marca encontrou um caminho que de alguma forma foi ao encontro de um desejo feminino, que estava meio inexplorado. Uma imagem de roupas que mostram força, mas com características femininas, atenção a detalhes, bordados, enfeites. Isso é tendência de longo prazo, e lendo a entrevista é possível notar que é genuíno, porque faz parte do imaginário do criador, e explica porque continua em destaque. É aquela história da diferença entre fazer o que se acredita versus fazer o que o mercado aponta que deve ser feito. Dá pra perceber que a próxima coleção pode ter anos 90 na mistura, por conta de um saudosismo da adolescência dele. Eu sou pouco mais velha que o Olivier  e também tenho sentido atração pela década do colégio, sentido saudades de uma época cujos "problemas" ficaram longe e, consequentemente, pequenos. Normal, né?



Entrevista publicada no site Into the Gloss, em Maio de 2012

"Eu sou do sul da França, Bordeaux - meus pais são franceses. Eu tenho família lá e também em Paris, então eu sempre fui e voltei muito. Depois de terminar a escola, eu fui à Itália por quase seis anos e trabalhei para o Roberto Cavalli, e então eu decidi voltar para Paris para a Balmain. Agora faz três, três anos e meio que estou na Balmain.  Eu tenho 26 anos. A coleção feminina e a masculina da Balmain são a mesma coisa para mim:  eu gosto da sensualidae. É esse o motivo de eu estar na moda - porque eu adoro o corpo de uma mulher e de um homem. É sempre brincar com uma parte do corpo, mas ainda ser moderno e manter a sensualidade, e mostrar um pouco do seu corpo. Você sempre pode ter jaquetas grandes, mas você tem que usá-la sobre, digamos, uma calça skinny; ou, se você tem uma jaqueta justa, é sempre legal ter uma calça larga. Mas eu acho, na verdade, que o rosto é a parte mais sexy do corpo de uma mulher, porque eu penso que 'sexy' é mais a emoção... quando você o desfile (da Balmain), elas têm o cabelo bem simples, a maquiagem bem simples, e elas podem vestir o que quiserem. Elas podem usar uma camiseta branca ou o vestido, mas se tem emoção em seus olhos e promessa, e a fluidez do cabelo, para mim isso é realmente importante. Eu acho que nós temos as meninas mais bonitas do mundo nos nossos desfiles e eu nunca tentaria esconder a beleza delas. Eu acho que elas têm cabelos lindos, olhos lindos, os lábios - eu gosto completamente de individualidade. Fico muito atraído por aquele visual de maquiagem nada. As roupas que eu faço são muito fortes por um lado, são muito ricas e super trabalhadas, então se as roupas são fortes, eu quero um rosto mais simples e natural. Mas, eu acho, que o importante é que elas possam vestir essas roupas como elas vestem seus pijamas. Elas não vão dormir maquiadas - é esse o ponto. Quando elas andam pela passarela, ou quando tentam coisas na prova de roupa, eu simplesmente digo, 'Tenha a atitude de quem está vestindo o pijama ou se trocando para correr, ou se você estiver num vestido, faça-o parecer seu.' Então você tem seu cabelo e sua maquiagem simples, tudo que você é agora, e você tem seu traje ou seu moletom super masculino e calça de menino... Acho que fica super cool.

Para homens, eu prefiro o mais natural possível. Eu gosto de garotos bonitões, mas é mais sobre a emoção que você dá, sabe? Você pode ser bem magro ou ser musculoso, é só o que o seu rosto está mostrando para o mundo. Então, eu acho que não tem a ver só com o corpo, tem mais a ver com atitude. Você pode ter uma perfecto incrível de couro com uma camisa e isso pode ficar super bem num garoto musculoso de Cuba, mas pode ser completamente errado para um russo magrinho. É sobre a atitude e sobre como você quer agir, você sabe, na rua. Em Paris, há um monte de garotos andróginos e super magros, e eu era bem magro quando jovem também, mas não mais. Eu joguei muito futebol, era jogador... Mantenho as pernas [risos]. Agora estou tentando desenvolver um peitoral, mas não está funcionando para mim - desenvolver músculos. Estou triste com isso, eu tento ir à academia todas as manhãs. Toda vez, depois de feriados, como em Miami, eu digo, 'Eles são todos lindos aqui, tenho que voltar para Paris e treinar.' E aí eu treino uma semana e não consigo mais. Eu coloco as músicas que eu quero no iPod, olho clipes nas telas de TV e tudo, para correr... mas é simplesmente impossível. Às vezes eu pego minha bicicleta, ou patins, da academia ao trabalho, mas só no verão. Eu tento comer muito bem; isso é algo importante para mim. Mesmo quando estou no escritório e está meio corrido, nós tentamos comer bem.

Para minha rotina de beleza, está tudo nos cremes [risos]. Eu sempre tive o mesmo hidratante, Lichtena - uma coisa que eu comprei na Itália. Eu era mais escuro quando jovem, mas eu fui crescendo e ficando mais claro. Acho que é o clima de Paris... minha pele é acostumada ao sol do sul, talvez. Não sei, é estranho. Estou usando muito Skeen; é uma linha masculina. Eu estava na academia uma época e tinha um cara que estava vendendo isso, e agora eu não consigo usar mais nada. Eu amo. Dessa linha, eu uso um monte de coisas - tem uma coisa que é como um pó para debaixo dos olhos que é muito bom para depois de uma grande festa. Gosto do sabonete também, para o corpo.  Eu deveria usar mais coisas para os lábios. Eu tenho um Labello, morango. Uso desodorante Nivea - dura vinte e quatro horas, juro. Faço a barba a cada dois ou três dias, mas eu prefiro quando está mais limpo. Em outros homens eu gosto de um pouco de barba, mas não em mim, porque não fica cheia... não tenho a barba perfeita quando ela cresce. Não é perfeita como no Brad Pitt ou esse tipo de cara, como Leonardo DiCaprio, que quando você vê, fica tipo, 'Eles são gatos!' Ele é tão gato. Eu lembro dele em Titanic, e Romeu + Julieta. Eu assisti na noite passada, sabe. Estava no escritório ouvindo música e em determinado momento, nós estávamos, 'Ok, década de 90.' Estávamos ouvindo Britney Spears, ‘Hit Me Baby One More Time,’ e pensamos, 'Quando foi ‘Hit Me Baby One More Time,’?' Em 1998. E eu percebi, foi há catorze anos. E depois eu estava, 'Ok, quando foi Titanic?' Era mais ou menos da mesma época. Eu percebi que nós assistimos àquilo quando éramos muito novos - minha equipe é bem jovem - então nós assitimos a alguns clipes do filme. Assistimos Kate Winslet e Leonardo DiCaprio na cena do carro. Era amor! Eu chorei como um bebê da primeira vez que assisti. E depois nós passamos a Romeu + Julieta - escutamos as músicas da trilha sonora. Em cero momento, você fica meio 'Porra. Eu estou realmente velho.'"

Nenhum comentário:

Postar um comentário