terça-feira, 10 de abril de 2012

OS TOP BLOGUEIROS DE LÁ



O WWD fez uma matéria com os 5 principais blogueiros de moda internacionais que interessam nos dias de hoje. Ela é toda interessante porque investiga desde o ponto de vista, passa pela formação e diz quais as fontes de renda dos donos desses blogs. Repare na diferença entre os 5 queridinhos da blogosfera gringa e os nossos top blogs brazucas. De verdade, acho que a gente ainda tem um caminho longo a trilhar e parte da "culpa" é dos próprios leitores que fazem escolhas duvidosas e mantém blogs bem fraquinhos entre os mais lidos e consequentemente bem pagos. Ainda assim, eles sofrem do mesmo fenômeno ruim que a gente vê por aqui: ninguém sabe mais o que é merchand e o que é legítimo.

Não são só as coleções que as pessoas querem ver durante a maratona das semanas de moda, mas também o feedback dos blogueiros que, aos olhos de muitos, se tornaram tão relevantes quanto os desfiles sobre os quais eles escrevem.
Figurinhas marcadas na primeira fila, Bryanboy, Susie Lau do Style Bubble, Rumi Neely do Fashion Toast, Kelly Framel do Glamurai e a Man Repeller Leandra Medine reivindicaram seus status de fashion insiders e lugares privilegiados nos desfiles. Blogueiros se sentando na primeira fila se tornaram lugar comum - assim como parcerias com marcas líder e casas de moda que constantemente confundem a natureza do que eles fazem: reportagem e crítica ou marketing e promoção?


BRYANBOY
Ponto de Vista: "Meu ponto de vista é extremamente íntimo e pessoal. Meu blog permanece da maneira que o comecei sete anos atrás (em outubro de 2004) - um diário pessoal com foco pesado em viagem, moda e minha vida pessoal. Me comunico com meus leitores e seguidores como se estivesse falando com um amigo. Eu também compartilho fotos das minhas obsessões, o que eu experimento no dia-a-dia, etc."
Visualizações de Página: Em média 1,4 milhões de visualizações por mês.
Formação: Sem formação em jornalismo, e sem experiência prévia.
Fonte de Renda: Publicidade é a principal fonte de renda, mas também faz aparições em eventos, colabora com marcas (por exemplo, fazendo styling de um vídeo da H&M) e foi jurado em um concurso de estilo para a Sunglass Hut e na procura por um Correspondente de Estilo da Elle x Nokia.
Desfiles a que assistiu: Em Nova York, Milão e Paris ("Londres, eu pulei") desfiles como Louis Vuitton, Prada, Jil Sander, Marc Jacobs, Chanel, Miu Miu, Valentino, Dolce & Gabbana, Lanvin e Versace.
Amostra de um post: "Este mês estou celebrando sete anos do meu site, Bryanboy.com. Faz realmente TANTO tempo? Idade de internet é como idade de relacionamentos gay. E idade de relacionamentos gay é como idade de cachorros; um ano = sete anos. Hah! Como muitos de vocês sabem, eu comecei meu blog em outubro de 2004 como um diário de viagem. A três anos de uma década depois, estou de volta ao lugar de onde comecei: Moscou."


KELLY FRAMEL DO THE GLAMURAI
 Ponto de Vista: "Meu blog é sobre estilo pessoal e design de interiores, e tem o intuito de inspirar meus leitores a tirar um tempo extra para se arrumar um pouquinho de manhã, ou arrumar um pouquinho sua casa, porque eu acredito que você tira da vida o que você coloca nela."
Visualizações de Página: Cerca de 4 milhões de visualizações por mês.
Formação: Tem um diploma de design de vestuário, trabalhou para Naeem Khan.
Fonte de Renda: Desenha suas próprias jóias, expõe publicidade no blog, publica posts no Glamour.com e faz produções para marcas.Já trabalhou com Christian Dior, Club Monaco, Coach, Erin Fetherson, Forever 21, Juicy Couture, LL Bean, Ralph Lauren, Shu Uemura e desenhou uma lâmina para a Schick Intuition que deve ser lançada esse ano.
Desfiles a que assistiu: Assistiu a desfiles em Nova York incluindo Michael Kors, DKNY, Tory Burch, Rebecca Minkoff, Tracy Reese, Rebecca Taylor, Helmut Lang e Ralph Lauren. Cobriu desfiles em Milão como Marni, Etro e Pucci para Grazia.
Amostra de um post:Oliva e cáqui são a alternativa mais casual ao meu amado branco e preto - e juntos eles fazem um conjunto sem esforço das minhas peças preferidas! Vamos começar com o chapéu, pode ser? Comprei na Victor Osborne, quando estava separando peças para uma sessão fotográfica. Estou muito animada que meu cabelo ficou comprido o suficiente para aparecer por debaixo dos chapéus bem em tempo para o outono.


SUSIE LAU, STYLE BUBBLE
Ponto de Vista: "Quando comecei, eu queria escrever sobre moda de uma perspectiva muito pessoal e tentar fazer alta moda não parecer muito imponente ou arrogante. Eu queria falar sobre moda de experiência pessoal, também, então eu comecei a tirar fotos de looks - apesar de isso ter evoluído para um gênero específico de blogs - porque eu sempre achei que você deve praticar o que fala colocando em uso as tendências, roupas, etc. E mais, eu queria promover estilistas jovens e emergentes."
Visualizações de Página: Pelo menos 1,2 milhões de visualizações e 550.000 visitantes únicos por mês.
Formação: Estudou História na faculdade e da época que fundou o blog, em 2006, até maio de 2010 manteve empregos de período integral - primeiro em publicidade digital e então como editora da Dazed Digital (website da Dazed&Confused). Ela agora trabalha como freelancer.
Fonte de Renda: Publicidade no blog e parcerias com a Gap, Furla, Selfridges, Uniqlo, topshop, Club Monaco e Benetton. Ela também atua como editora convidada, escreve e produz como freelancer.
Desfiles a que assistiu: Assistiu a mais de 40 desfiles em Nova York, 45 em Londres, 12 em Milão e 60 em Paris (em nome da Dazed Digital).
Amostra de um post:Pegar nas mãos o primeiro exemplar da Dazed&Confused quando eu tinha catorze anos (estranhamente, era Kate Moss estampada na capa- então me processe por ser tão previsível)pareceu como um rito de passagem. Eu não tinha condição de comprar as roupas (apesar de que você sempre tem a impressão com a Dazed de que comprar COISAS não era porque as roupas estavam ali...).

 
LEANDRA MEDINE, MAN REPELLER
Ponto de Vista: "Boa moda é para satisfazer mulheres, não homens, então acontece que as tendências que nós amamos, os homens odeiam. E isso é fantástico."
Visualizações de Página: Cerca de 50.000 por dia e 1,5 milhões de visualizações por mês.
Formação: Formada em jornalismo pela Eugene Lang College a Nova Escola para Artes Liberais em 2011.
Fonte de Renda: Publicidade no blog e parcerias com empresas como Barney´s New York, Saks Fifth Avenue, Michael Kors, Prabal Gurung, Bobbi Brown, Mackage, Dannijo e Gryphon para produzir, modelar, escrever e, recentemente, desenhar também.
Desfiles a que assistiu: Assistiu de 30 a 40 em Nova York e quatro em Paris, incluindo Alexander Wang, Prabal Gurung e Thakoon.
Amostra de um post:As grandes armas surgem em Paris, e quando eu digo armas eu quero dizer sapatos radicais, e quando eu digo sapatos radicais, eu estou dizendo coisas loucas. As sandálias de salto de raposa do Alexander Wang agem como uma abaixa poeira foda naquele chão do Tuilerie. Loafers de veludo vermelho da Céline dão um beijo de roupa de dormir chic e uma certa saia mullet plissada amarelo-taxi sobe ao palco também por conta da bolsa croco na sua caixa. O quê? Você é uma caixa.


RUMI NEELY, FASHION TOAST
Ponto de Vista: "Estilo pessoal, fotografia, e inspirações atuais. (Eu influencio meus seguidores) permanecendo fiel aos meus instintos e não fazendo coisas mal feitas. Como blogueira você recebe milhares de propostas de empresas. O que você evita define você."
Visualizações de Página: Mais de um milhão por mês.
Formação: Sem formação em jornalismo mas querendo explorar mais a escrita. Além de seu blog, ela nunca teve um emprego que durasse mais que um mês.
Fonte de Renda: Somado à publicidade do blog, ela recentemente assinou com a Next de Nova York e a Les Pros Entertainment no Japão. Ela também desenhou peças com a RVCA e Dannijo e apareceu em uma campanha publicitária da Forever 21.
Desfiles a que assistiu: Cerca de 30, incluindo Isabel Marant, Balmain, Herve Leger, Rag&Bone, Mulberry, 3.1 Phillip Lim, Topshop e Derek Lam.
Amostra de um post:Do lado de fora da estação de Shibuya numa manhã fria, capitalizando a oportunidade de vestir esse novíssimo colete que foi enviado ao meu hotel. Não somente é a Rag&Bone uma das minhas marcas preferidas (amo que eles fazem roupas tão aplicáveis aos momentos mais casuais da vida... isso é realmente grande parte de com que eu me importo) como também essa era uma das peças pela qual eu fiquei vidrada da coleção de inverno deles.

2 comentários:

  1. No texto sobre a formação da Susie Lau, corrige lá: manteve, e não manteu.
    Boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir