segunda-feira, 17 de março de 2014

JEANS - A FADED BLUE PLANET


Horas de avião são boas para uma coisa, ao menos: assistir coisas que você não costuma encontrar em outro lugar. Foi assim que eu assisti à "Jeans - A Faded Blue Planet", que foi lançado em 2010 e sobre o qual eu nunca tinha ouvido falar. Fez minha viagem muito menos incômoda.

O filme começa com uma frase atribuída a Yves Saint Laurent, que teria dito : "Eu tenho apenas um arrependimento - não ter inventado o jeans" e segue contando a história do denim, desde 1873 até hoje. Eu achei interessante porque me interesso pelo assunto. Para o resto do mundo que não tem tanta atração por tecidos e afins, eu considero interessante porque ele explora aspectos históricos, econômicos e psicológicos que tentam explicar como nos tornamos tão obcecados por calças jeans e por que essa obsessão não deve acabar tão cedo.

Tem também curiosidades, como o mercado que se criou a partir da paixão dos japoneses pelo denim, um homem que coleciona muitas e muitas peças de jeans (e que como eu acha que elas ficam melhores à medida que envelhecem) e a historiadora da Levi´s contando como arrematou no eBay a calça jeans mais antiga do mundo, por nada menos que US$ 46.532,00! Quem assistir até o final ainda consegue descobrir o que as pessoas levam no bolso de relógio.

Você também é escravo do jeans? O que você carrega no seu bolso de relógio?

Título :JEANS, A FADED BLUE PLANET

Autor : Thierry Aguila
Filmagem :Japão – EUA – Europa – África do Norte
Duração :52 m.